Luxação do ombro e reconstrução do ligamento glenoumeral (com vídeo explicativo)

Reconstrução do ligamento glenoumeral

Se você estiver sentindo dor no ombro e sentindo ele deslocar,  pode ser uma luxação (a bola sair completamente do soquete) ou subluxação (a bola parcialmente sair do soquete), se for isso, você é um candidato para a reconstrução articular .
A luxação ou subluxação ocorre devido a rupturas nos ligamentos do ombro. Os ligamentos são fortes estruturas que ligam um osso ao outro. Estes ligamentos rasgam com uma única lesão violenta ou são estirados devido ao uso intenso e pesado.
As indicações para cirurgia são: dor persistente e instabilidade interferindo em suas atividades de vida diária, trabalho e / ou esportes. A cirurgia vai reparar os danos nos ligamentos em seu ombro.
Apesar da cirurgia ser a melhor opção, outros tratamentos estão disponíveis, incluindo apenas viver com a condição, exercícios de fisioterapia, medicamentos ou injeções. Sua condição pode não piorar se a cirurgia não for realizada, mas a frequência dos episódios pode aumentar e levar o seu ombro à uma artrite (inflamação articular).

A experiência da cirurgia

A cirurgia é geralmente realizada com um procedimento hospitalar através da técnica artroscópica. A anestesia geral é realizada, junto com uma injeção de anestésico neocaína que dura de quatro a 24 horas para ajudar a  diminuir a dor no ombro após a cirurgia. Você vai acordar com a cirurgia concluída e com o braço em uma tipóia. No quarto a medicação e o gelo irão controlar a dor, para que você fique o mais confortável possível.
Ao invés de fazer uma grande incisão, farei duas pequenas (cerca de 1 cm) incisões. será inserido o artroscópio pela primeira incisão, e usar o outro acesso para inserir os instrumentos artroscópicos.
Este ligamento foi arrancado de sua fixação óssea, então irei recolocar o ligamento ao osso com pequenos parafusos de metal ou de material bioabsorvível que são colocados dentro do osso. Fios ligados aos parafusos amarram o ligamento rompido.
Se houver dano ósseo que requeira um enxerto ósseo, não há como reparar este dano com artroscopia. será preciso fazer uma grande incisão na frente de seu ombro. Os cuidados pós-operatório e de recuperação serão as mesmas que para a cirurgia artroscópica.

Como é a recuperação da cirurgia?

Este tipo de cirurgia é bem sucedida cerca de 85-95% das vezes. Nenhuma operação ombro é 100% bem sucedida, mas os procedimentos que realizamos são confiáveis ​​e irão ajudar a restaurar a função do seu ombro. Um grande fator que influencia o sucesso desta operação é a cicatrização do ligamento. Podemos apertar bem os ligamentos em cirurgia, mas eles se distendem ao longo do tempo. Assim, a sutura dos ligamentos é feita mais apertada do que o normal e espero que eles se relaxem um ano após a cirurgia.
O que ninguém pode controlar é o quanto os ligamentos podem esticar, lassear ou distender. Às vezes, eles vão esticar tanto que uma nova luxação poderá ocorrer. É por isso que é tão importante para continuar com os exercícios de fortalecimento 3 vezes por semana por 2 anos após a cirurgia. Há muitos fatores que devem ser observados no pós operatório.

Visitas médico

Sua primeira visita ao consultório é de uma semana após a cirurgia, para que possa ser examinada a incisão cirúrgica. serão dadas instruções adicionais para exercícios e discutir seu nível de atividade permitida. Quatro semanas após a cirurgia, será permitido o uso maior do ombro. Depois nos veremos com 3 meses e 6 meses depois da cirurgia.

Voltando ao Trabalho

Para a maioria dos pacientes com emprego de baixa exigência dos membros, é recomendado ficar uma semana de folga do trabalho. Você voltará a trabalhar com o seu braço em uma tipóia (seis semanas após a cirurgia), mas você será capaz de realizar movimentos com a mão na tipóia, como digitar, desde que não levante, empurre, puxe ou carregue peso.
Pacientes que trabalham movimentando os braços, mas que não realizam nenhuma elevação, empurrar, puxar ou transportar mais de um a dois quilos, 6-8 semanas após a cirurgia.
Trabalhos com levantamento de peso acima de 3 kilos são iniciados 3-4 meses após a cirurgia. 
Trabalhos pesados podem exigir pelo menos 6 meses de afastamento.

Reabilitação

Você pode desfrutar de caminhada, bicicleta ergométrica e andar dentro de uma a duas semanas após a cirurgia. Correr devagar e andar de bicicleta pode depois dois a três meses da cirurgia. Nadar, correr e jogar tênis depois de quatro a seis meses após a cirurgia, Esportistas de alto nível necessitam de 6 a 12 meses de reabilitação para o retorno ao esporte. Voltar para o levantamento de peso é imprevisível. Você pode precisar de um ano inteiro antes de realizar as atividades e mesmo assim você pode nunca recuperar o suficiente para levantar pesos pesados.
Você vai precisar fazer seus exercícios de fortalecimento três vezes por semana, durante dois anos. Isto permite que os ligamentos se curem. Algumas pessoas param de exercitar muito cedo e depois o ombro começa a doer.


Complicações

A complicação mais comum desta cirurgia envolve a lesão de nervos em torno do ombro. Estes geralmente desaparecem de dois dias a seis semanas. Isto ocorre em menos de 1% dos doentes.
Lesão permanente que resulta em diminuição da função nos movimentos extremos podem ocorrer, mas é extremamente rara. A infecção pode ocorrer (menos de 1% dos doentes), e pode requerer tratamento com antibióticos com os comprimidos ou por injeção. Raramente, nova cirurgia é necessária.







Matéria por:
Dr. Fernando Takao Cinagava
CRM/PR 19896 RQE 14293

Comentários