Tendinite do ombro tem cura?


Tendinite do ombro tem cura?


Resolvi falar deste tema devido à grande quantidade de pessoas que me perguntam sobre isso. São pessoas que muitas vezes já tentaram de várias formas sarar, se automedicando, procurando realizar repouso, fortalecer com exercícios físicos, realizando aplicações de cremes, compressas quentes ou geladas, deixando de dormir sobre o ombro ou até mesmo trocando de colchão para tentar melhorar, mas nada de resolver esta dor persistente.

Primeiro, vamos entender um pouco mais sobre a origem da tendinite do ombro. Trata-se de uma articulação de grande mobilidade, a de maior amplitude de movimento do corpo humano. Justamente por isso, a sua musculatura chamada de manguito rotador tem um papel importante na estabilização articular, para sustentar este encaixe da cabeça do úmero com a glenóide em sua utilização.

Sabendo disso, entendemos que utilizamos bastante estes músculos em qualquer atividade, seja leve ou intensa e pesada.  Particularmente nesta articulação, existe uma área de baixa vascularização sanguínea na inserção deste músculo ao osso, chamado tendão. Sendo assim, a sua regeneração após um esforço é mais lenta que em outras áreas bem vascularizadas, como a pele, músculos e outros tecidos do corpo humano. Neste raciocínio, se o tendão do ombro é sobrecarregado mais que ele pode se regenerar, e este esforço continua dia após dia, mês após mês, irá ocorrer uma inflamação nas fibras tendíneas chamada Tendinite.

E quais as opções tratamento?

- Medicamentoso: anti-inflamatórios e analgésicos são preconizados como tratamento sintomático, onde pouco efeito sobre o tendão inflamado terá, pois, este medicamento não chega ao tendão pela  baixa vascularização. Ao término do uso do remédio a dor costuma retornar ao mesmo patamar de antes.
- Repouso: cessar ou diminuir o uso do braço pode diminuir as dores, é bastante efetivo se não for realizar novamente o esforço com o braço, porém, é pouco eficiente se você for voltar a forçar pois pelo mesmo motivo que um dia teve a tendinite ela voltará.
- Infiltração: a injeção de corticoide promove uma redução do processo inflamatório por um tempo, é eficaz em crises agudas de dor. Porém, seu efeito é limitado de 1 a 3 meses e se voltar a forçar o ombro a dor deve voltar. Muitas vezes com maior intensidade.
- Fortalecer o manguito rotador. Sim, esta é a melhor opção. Pense, se o ombro está sendo usado mais do que ele suporta, para que não ocorra a sobrecarga, terá que fortalecer o ombro de forma que ele consiga fazer as suas tarefas sem usar mais do que ele possa aguentar. Fortaleça de forma leve, respeitando a sua dor, pois se a dor piorar com o exercício é porque está piorando a lesão, deve fazer com a orientação profissional adequada.

Primeiro o médico deve ser consultado para o diagnóstico correto e recomendar ao fisioterapeuta fazer a reabilitação funcional do seu ombro, não adianta tratar a tendinite com quem não foi preparado para tal, como ir por conta à uma academia, pois seria como tentar resolver problemas de encanamento com um eletricista, ou pedir ao veterinário que cuide de seu filho doente. Ele é quem sabe fazer esta transição de um tendão doente para a cura.

Após a fase de reabilitação acabar e a dor cessar, aí sim, a recomendação é que mantenha exercícios físicos frequentes para evitar que seus ombros novamente se enfraqueçam e voltem a se inflamar.

Há alguns casos que mesmo realizando tudo isso não se chega à uma cura completa, sempre fica uma dor. Nestes o que aconteceu é uma degeneração tecidual, ou seja, a resistência das fibras tendíneas foi se perdendo com o tempo de esforço (anos e anos) e se tornou um tecido fraco, degenerado, sem resistência nenhuma. Podemos comparar este tendão como uma corda envelhecida, que quando a forçarmos demais pode até arrebentá-la. Isso também pode ocorrer com o seu tendão, sofrendo a ruptura do manguito rotador. Caso que só se resolve com um tratamento cirúrgico já abordado por mim em várias outros artigos.

Por isso, fica o alerta, cuide desde cedo dos seus ombros, ou melhor do seu corpo, realizando atividades físicas frequentes, para fortalecer os músculos e prepara-los para enfrentar as tarefas da vida.


Comentários